07 outubro, 2010

INVASÕES FRANCESAS

.
10 de Outubro de 1810 - 10 de Outubro de 2010
NO II CENTENÁRIO DOS COMBATES DE ALENQUER
I
.
É de Guilherme João Carlos Henriques, o autor de A Vila de Alenquer, onde o mesmo foi publicado, o relato que transcrevemos:
«A 9 de Outubro chegou à vila de Alenquer a brigada portuguesa sob o comando de Sir Dennis Pack composta de Infanteria 1 e 16 e Caçadores 1, 3 e 4, na força total de 3.792 homens. Ficaram até ao dia seguinte.
O corpo francês que os seguiu para o lado de Alenquer obedecia às ordems do Gen. Montbrun e chegou à vila quando ainda aí se achava parte da brigada de Pack.
Contou-me, por vezes o Marechal Saldanha, meu excelente padrinho, de saudosa memória, comandante, então, da Infanteria 1, que se recordava perfeitamente de estar no Largo Espírito Santo, lavando as mãos numa bacia que a ordenança segurava, quando os piquetes recolheram batendo-se com as avançadas francesas que começavam já a descer as encostas em frente da vila.
.
Marechal Saldanha - Gravura da Biblioteca Nacional
.
Travou-se combate para proteger a retirada do grosso da força sobre Sobral de Monte Agraço, havendo, segundo estatística oficial, dois soldados feridos e dois extraviados.
No dia 12, Montbrun marchou com a vanguarda do exército francês de Alenquer para Vila Franca de Xira e o oitavo corpo seguiu de Alenquer para o Sobral de Monte Agraço. Em seguida o Marechal Massena fixou o seu Quartel General na vila de Alenquer. Em fins de Outubro aí esteve o Intendente Geral Lambert.
.
Marechal Massena, comandante da terceira invasão francesa - Gravura da Biblioteca Nacional
.
Durante um mês a vila, abandonada quase de todo pelos habitantes, esteve à mercê dos invasores, mas talvez sofresse menos pelo facto de Massena ter aqui os seus doentes em tratamento enquanto não retirou para o Norte, o que fez a 12 de Novembro.
Batalha de Borodino - Fotografia de um fragmento da grandiosa tela (115mx15m) de Franz Alekseevitch Roubaud (1856-1928) - Museu Panorama «A Batalha de Borodino» - Moscovo
.