30 junho, 2011

UMA COLECÇÃO DE POSTAIS POUCO CONHECIDA...

.
ALENQUER EM 1940
.
Estes postais foram editados pela «Câmara Municipal de Alenquer - Turismo» em data que desconhecemos, e, conforme neles está escrito, mostram «Alenquer - 1940». Curiosamente, não nos lembramos de alguma vez por cá os ter visto...
.

.
Postal 1 - Triana ou Vila Baixa de quem e além rio que, então, corria mais lá, onde hoje está a Av.ª 25 de Abril.
.
.
Postal 2 - S. Francisco e o Terreirinho fotografados da «Estrada Nova». O que faz toda a diferença para os dias de hoje é a margem esquerda, onde podemos ver o antigo Mercado e um edifício que foi da «Fábrica do Meio» e onde funcionou o Externato Damião de Goes antes de este ter passado para a «Casa da Torre».
.
.
Postal 3 - Ao longe, a Várzea a perder de vista e... sem contruções! Em frente a «Estrada Nova» ainda sem os prédios do Casal Monte Cristo. Mais abaixo a Rua Triana e a Rua Sacadura Cabral que se resumiam a uma modesta linha de habitações e lojas.
.
.
Postal 4 - A Vila Alta fotografada da cúpula dos Paços do Concelho. A diferença não é grande, mas quem conhece bem o bairro, nota a falta do que hoje lá está a mais.
.
.
Postal 5 - Alenquer fotografada do Alto da Boavista. Em primeiro plano a desaparecida Fábrica de Papel e Cartão da Ota com um edifício, à esquerda, que eu já não conheci (nasci em 1947), e, veja-se onde o rio então corria.
Foi «só» há 71 anos...