16 julho, 2011

AO MURRO E AO PONTAPÉ...

.
.
TAMBÉM TU OBAMA?
.
Na ocidental praia lusitana um náufrago luta desesperadamente por se manter à tona de água, e, sempre que parece estar a conseguir fazê-lo, vem alguém e zás, empurra-o de novo para baixo, que é onde deve estar o «lixo».
Primeiro foi o «murro no estômago», logo após a enunciação das medidas salvadoras (facada no 13º incluída). Depois foi o «pontapé nos tintins» logo após o atestado de boa saúde passado aos nossos bancos pouco stressados. E, como se as malfeitorias da Moody's não chegassem, veio o amigo (de Peniche) Obama lembrar ao mundo que os Estados Unidos eram pessoa de bem, nada comparável a esses moinantes gregos e portugueses.
Apunhalados, assim, na escadaria do nosso «domum» de vaidades, só nos apetece exclamar: «Também tu Obama?». Dizia-me um amigo descoroçoado com a venenosa frase presidencial: «Logo este gajo que nos saiu tão caro da última vez que por aqui passou...». Deixa lá Manel, para a próxima partimos-lhe uma perna com um desses «chaimites» anti-arruaceiros, daqueles que chegaram tarde, mas ainda podem vir a dar muito jeito!
Entretanto as medidas ditas salvadoras vão aparecendo, pelo lado da «Receita», já se vê, porque o «corte da gordura» estatal exige outra maturação... E, afinal, esta ida ao bolso dos parvos do costume, é inteiramente justificável face a uma «previsão macroeconómica» marcada por «taxas de incerteza invulgares». Por acaso isto dito assim tem a sua piada, porque no tempo do Sócrates dizia-se que andava tudo a dormir, o Banco de Portugal, o Primeiro Ministro, Ministros... Também não havia «crise internacional», o Presidente da República, pelo menos, nunca deu por ela, por isso passava-lhe sempre ao lado para espetar o dedo na socrática incompetência...
Mas, enquanto este período de «estado de desgraça» se vai esgotando, sempre há alguém que nos vai fazendo rir contando-nos histórias engraçadas, como aquela do apagar dos «condicionados» no Ministério da Cristas, por troca com os colarinhos esgarguelados. Pois é, meus amigos agricultores de secretária, o melhor é porem-se de bem com um polar quentinho, ou um casacão de pêlo de camelo, porque, ao que tudo indica, o próximo inverno promete ser muito frio, aí para os lados do Terreiro do Paço.
- A secular «Bordalo Pinheiro» das Caldas da Rainha, vai lançar um «Zé Povinho» de «manguito» feito à Moody's. Boa! A isto chama-se cavalgar a crise. Por lá passarei para comprar um, mas, já agora porque não darem início a uma colecção. Por exemplo, um «manguito» ao Obama, outro ao Gaspar, e o mais que se verá, porque a colecção promete ser longa e variada.