21 julho, 2012

DEAMBULAÇÕES ESTIVAIS - III

.


Monte de Santa Tecla  visto de Portugal, da Praia do Moledo.
.
MONTE DE SANTA TECLA, DE GUARDA À FOZ DO MINHO
.
Quem, passeando junto ao Rio Minho, de Cerveira a Caminha, não o viu já, elevando-se majestoso do lado de lá da Galiza? Pois olhem que vale a pena atravessar a ponte em Vila Nova de Cerveira, fazer alguns, poucos, quilómetros até A Guarda e, aí, num cruzamento a meio da cidade, seguir a direcção indicada pela placa que aponta Santa Trega (Santa Tecla).
Disponham-se então a galgar  as alturas deste monte cuja cota se eleva a 360 metros, mas, antes de atingirem o seu ponto mais alto, duas paragens obrigatórias: uma na portagem onde uma simpática guarda vos cobrará um euro por visitante, outra no castro ou citânia.
.
.
.
Neste castro em parte colocado a descoberto, terá vivido, entre o séc. I AC e o séc. I DC uma população que terá atingido o elevado número de 3.000 habitantes. Mas, com a romanização da Galícia e com as reformas administrativas por ela introduzidas, veio pouco a pouco a perder importância, até ao seu total abandono, isto com picos de ocupação.
O sítio já era conhecido ao longo do séc. XIX, aí se registando, por várias ocasiões, achados que faziam supor a importância do mesmo para a arqueologia. Contudo, só em 1912 seria constituída uma Sociedade Pró-Monte de Santa Tecla a qual encarregaria Ignácio Calvo Rodrigues de conduzir uma primeira campanha arqueológica que decorreu de 1914 a 1923. A esta outras se seguiriam, a última de 1983 a 1988, após um longo período de abandono entre 1933 e 1979, sendo que este assunto ainda não está encerrado, pois Santa Tecla terá muito mais para oferecer aos estudiosos.

***
Do alto do Monte de Santa Tecla as vistas são amplas e magnificas. Para Sul avista-se a foz do Minho, a mata do Camarido e a praia do Moledo:


.
Para Este é todo o vale do Minho que se oferece com a vila de Caminha em evidência:


.
Para Norte vê-se, em primeiro plano o porto de A Guarda, seguindo-se a costa que liga a Baiona:


.
Mesmo no alto do monte, onde encontrará excelentes condições de estacionamento (a subida também é boa e não arrepia), poderá visitar um interessante Museu (entrada gratuita) ou beber uma amarelinha no bar/café do hotel que também aí existe a par de sanitários públicos e inúmeras tendas de recuerdos.
.