09 março, 2013

UMA GRANDE ARTISTA DO TEATRO QUE NASCEU EM ALENQUER

.
ADÉLIA SOLLER
.
.
A grande actriz Adélia Soller nasceu em Alenquer em 1873, filha de Alfredo Soller e de Silvéria Soller, também eles actores de profissão. As circunstâncias que determinaram o seu nascimento nesta vila não as conhecemos, mas  somos levados a pensar que sendo seus pais artistas ao serviço da companhia  Soares, companhia essa que fazia muita itinerância, eles se encontrassem a representar em Alenquer quando a hora do parto chegou.
Ainda muito nova começou por representar, também ela, na companhia teatral Soares, percorrendo aí integraga o País, vindo, depois, a estrear-se em Lisboa na Trindade, onde pouco se evidenciaria, daí transitando para o teatro da Alegria, depois para o da Rua dos Condes e por último para o grande Ginásio.
Adélia Soller foi casada com um outro actor de nomeada, Sebastião Alves, que faleceu no Brasil em 1903. Todavia, Adélia pouco lhe sobreviveria pois viria a falecer ainda nesse mesmo ano, também no Brasil, quando por lá fazia uma tournée com a sua companhia do Ginásio, vitimada pela febre amarela que igualmente ceifou outros colegas seus.
Pelo apelido, terão sido seus antepassados (eventualmente avó) a consagrada actriz Josepha Soller (1822-1864) de ascendência espanhola e filha de um proprietário  de uma companhia e o actor Júlio Soller nascido em 1843.
Mais um nome, portanto, a juntar aos de Ana Pereira e a Palmira Bastos que, igualmente, tiveram berço em Alenquer.