20 novembro, 2013

ALENQUER X 8


.

.
MINHA TERRA É LINDA!
.
Na Estremadura Litoral, a 40 quilómetros de Lisboa para quem circula pela A1, para o Norte, Alenquer, desculpem-me o orgulho, é uma das mais lindas vilas que Portugal tem. Quando estamos a pouco mais do que um mês do Natal, lembramos a todos os que visitam esta página, que a "Vila Presépio", assim chamada pelo seu monumental Presépio inserido na paisagem, merece uma visita.
Mas não só. Se hoje trazemos aqui Alenquer, "de Cima a Baixo" (título de um espectáculo que por cá se fez, da autoria do saudoso Manuel Gírio), é, também, porque está página se apresta a comemorar o seu 5º aniversário. Cinco anos ao longo dos quais, Alenquer e a sua História foram o tema principal. Fiquem pois com estas imagens de uma Vila que, como nenhuma outra - no dizer do historiador José Hermano Saraiva - esteve no coração de Camões.
.
.
Panorâmica de Alenquer, a "Jerusalém do Ocidente", a "A Vila Meandro", a "Vila Presépio"...
.


.
A "Vila Alta" com as suas ruelas que levam a S. Francisco, primeira casa dos Franciscanos em Portugal (fará em breve 800 anos). Mas também S. Pedro e a capela-túmulo de Damião de Góis e os monumentais Paços do Concelho. Mesmo em frente umas das mais lindas vistas sobre a vila e a esplanada do "Chapéu Alto" dos bons petiscos e ainda melhores vinhos.
.
.


.
O alto do Castelo e o Bairro da Judiaria inclinando-se sobre o Areal, que já foi importante bairro operário. Visite o "Celeiro Real", hoje Portal da Rota do Vinho da Região de Lisboa. Mesmo ao lado a "Tasca do Areal", do Pedro Moreira, outro jovem empresário a apostar na boa gastronomia e nos vinhos de excelência.
.
.


.
Passeie junto ao rio, descobrindo nas suas águas límpidas os enormes barbos e os coloridos patos reais. Para uma boa refeição tem o "1º de Janeiro", junto ao Sporting (logo verá o Zé a grelhar o seu peixe de grande qualidade). Mas não só, mais abaixo, junto à Biblioteca encontrará a Casa "Bichezas" também ela de bons grelhados.
.

.
Alenquer espera por si!