14 abril, 2011

50.º ANIVERSÁRIO

.

.

YURI GAGÁRINE - O PRIMEIRO HOMEM A ORBITAR A TERRA

.

Há 50 anos, no dia 12 de Abril, a União Soviética surpreendia o Mundo colocando em órbita terrestre o primeiro astronauta, Yuri Gagárine, único tripulante da cápsula «Vostok I» que lançada do cosmódromo de Baikonur efectuou um surpreendente voo de 1 hora e 48 minutos.

Gagárine nasceu na aldeola de Klúchino, na região de Smolensk e frequentou em Gjatsk a escola profissional onde se tornaria metalúrgico-fundidor, vindo depois a ingressar na aviação militar e daí, em 1960, transitaria para o destacamento de cosmonautas.

Se hoje nos interrogarmos sobre «o que demonstrou este primeiro voo», a resposta parecer-nos-à bem simples: Ele comprovou que o ser humano não só era capaz de elevar-se ao cosmos a uma altura de mais de 300 quilómetros e aí viajar a uma velocidade de 28.000 Km/hora, como lá permanecer mantendo as suas capacidades de trabalho. Afinal, coisa bem simples, mas muito importante para uma ciência que então dava os primeiros passos.

Certa vez perguntaram a um aluno moscovita, numa composição escolar, «o que faria ele se um dia encontrasse um extraterrestre». A sua resposta correu a imprensa da época: «Sorrir-lhe-ia como Gagárine». É esse sorriso aquele que hoje aqui lhe deixamos em alguns selos da época que fazem parte da nossa colecção.

.

.