02 outubro, 2013

DEAMBULAÇÕES ESTIVAIS - V

TRANCOSO - A TERRA DO SAPATEIRO QUE FAZIA PROFECIAS
.
Trancoso pertence ao Distrito da Guarda e a ela se acede a partir da A-25 (um pouco antes de Celorico para quem vem da Guarda) pelo IP 2, ou, então, a partir de Celorico da Beira pela EN 102 (nunca a partir de Fornos de Algodres por Sobral Pichorro, porque as voltas da serra são muitas...). Trancoso alcançou a dignidade de cidade em 2004, mas é cidade pequena, com cerca de 3.000  habitantes. O Concelho tem uma área de 364 Km2 onde habitam cerca de 6.500 habitantes (com uma forte emigração, os números são sempre relativos...) em 29 Freguesias, isto antes da recente reforma administrativa. Hoje fala-se em 9.878 habitantes em 1960 eram 18.224...
Concelhos limítrofes, são Penedono a Norte, Celorico da Beira a Sul, Sernancelhe a noroeste, Fornos de Algodres a Sudoeste, Meda a Nordeste, Aguiar da Beira a Oeste e Pinhel a Leste. É uma zona planáltica, com uma altitude média de 750 metros, as cotas mais elevadas, 985 metros, situam-se nas freguesias de Sebadelhe da Serra e Guilheiro, e 890 metros em Terrenho, Moreira do Rei e Guilheiro. Terras arejadas portanto, mas quentes no Verão e frias no Inverno.
.
- Uma das entradas de Trancoso, ao fundo uma das portas do Castelo, em primeiro plano, no exterior da vila, monumento evocativo das bodas de D. Dinis com Isabel de Aragão
.
- Edifício dos Paços do Concelho, com a estátua de Gonçalo Anes Bandarra em primeiro plano.
Bandarra, sapateiro-poeta, que nas suas Trovas "exalta a imaginação sebastianista do povo português. Estas "Trovas" tiveram a sua primeira publicação em 1540.
.
- Pelourinho de Trancoso, bem no centro de Trancoso. Um pelourinho dito de "gaiola" no estilo manuelino.
.
- Uma perspectiva do Castelo de Trancoso.
O castelo de Trancoso será anterior á própria nacionalidade. Por ali terão andado, também os mouros, mas D. Afonso Henriques conquistou-o em 1160. Depois conheceu melhoramentos com D. Afonso II (que confirmou a Carta de Foral doada pelo Conquistador) e também com D. Dinis.
.
- Aspecto da Judiaria
- Tendo tido importante presença judaica, são muitos os sinais que a mesma deixou gravados nas velhas pedras das suas casas.
.
- Casa que foi Quartel-General de Beresford, quando da Guerra Peninsular.
.
- Rua da Corredoura, uma das principais.
.
Uma nota final para aqui evocar duas coisas que me chamaram a atenção em Trancoso, uma terra bem cuidada. Primeiro os seus bonitos candeeiros que talvez sirvam de inspiração para uma iniciativa local (com as devidas adaptações, claro, no que toca aos motivos recortados na chapa):
.
.
Por último, a excelente Casa da Prisca, na Rua da Corredoura, onde encontrará produtos regionais de excelência: Enchidos, presuntos, queijos regionais, compotas, geleias, e... as famosas "sardinhas" emblemático (e saboroso) doce local. Como diz o folheto «tem forma de peixe, tem nome de peixe, mas não sabe a pescado. Sugere o mar, mas de salgado não tem nada, nem tem pescado como ingrediente. São as sardinhas doces, a pastelaria conventual de Trancoso». Gostava de lá voltar...