12 outubro, 2013

DEAMBULAÇÕES ESTIVAIS - CONCLUSÃO

Céu cinzento e tristonho de um Outono a pedir chuva... Assim está o dia hoje, e, talvez por isso, aqui fica a minha despedida do Verão, um Verão quente mas de férias curtas, porque obrigações houve que se sobrepuseram ao lazer.
.
MANTEIGAS - A SERRA E O RIO
- Vila de Manteigas, "encaixada" na cadeia montanhosa da Serra da Estrela.
.
Manteigas é um pequeno concelho do Distrito da Guarda. O seu território de 125 Km2, acolhe 3.420 habitantes  dispersos por 4 freguesias: as urbanas de S. Pedro e Santa Maria e com cerca de 3.000, os restantes nas de Sameiro (343) e Vale de Amoreira (223).
Chega-se a Manteigas, a partir da A-23, tomando a Nacional 232, precisamente por Vale de Amoreira e Sameiro, passando, antes, junto a Belmonte e à praia fluvial de Valhelhas. O concelho de Manteigas confronta a noroeste com o de Gouveia (vila que fica do outro lado da Serra), a leste com o da Guarda, a sueste com o da Covilhã e a oeste com o de Seia.
.
- Vista parcial de Manteigas. À esquerda o edifício dos Paços do Concelho.
.
A partir de Manteigas pode-se subir à Serra alcançando as Penhas da Saúde, ou então desfrutar da magnífica paisagem do Vale Glaciar do Rio Zêzere.
.
- O Vale Glaciar do Zêzere por detrás das curvas da Serra.
.
Para banhos ou simples lazer, a Praia Fluvial de Relva, a meros cinco quilómetros de Manteigas, é o local indicado: bom relvado para estender a toalha, sombras acolhedoras, bom apoio de praia, ares saudáveis e um silêncio reconfortante para quem já se habituou ao barulho de fundo (de fundo porque já não damos por ele...) da cidade.
.

- Junto à praia fluvial de Relva a maior pista sintética de ski da Europa.
.
- Parque de lazer junto ao Rio Zêzere na Praia de Relva - Sameiro
.
- Praia fluvial de Relva com as suas águas límpidas. Deu para bater umas braçadas...
.
- Praia fluvial de Relva com o seu relvado tílias e cerejeiras bravas - Bar e instalações de apoio.
.
- Mergulhar na praia fluvial de Relva é dar também um "mergulho" na natureza.
.
As excelentes instalações do INATEL em Vila Ruiva, concelho de Fornos de Algodres (perto de Gouveia e de Linhares da Beira), constituem uma boa "base" para quem procura férias junto à grande Serra (boas instalações, excelente cozinha, serviço simpático, local aprazível e sossegado). Em Manteigas e em Linhares da Beira (aqui sem restaurante), também é possível encontrar unidades hoteleiras do INATEL de excelente qualidade. E há que ter em atenção as promoções que esta instituição pratica!
.
- Instalações do INATEL em Vila Ruiva - Fornos de Algodres.