18 julho, 2010

A ANTIGA PONTE DO ESPÍRITO SANTO

.
.
A foto acima publicada, porventura uma das mais belas de toda a fotografia alenquerense, mostra-nos a ponte do Espírito Santo quando junto a ela decorriam trabalhos de limpeza do rio.
Esta ponte construída pela Câmara local no reinado de D. Sebastião e a mando deste, foi dada como acabada no dia 28 de Abril de 1571, vindo a ser demolida em 1948 quando das obras de regularização do curso do rio, as quais implicaram o desvio deste para o nascimento das actuais avenidas.
A fotografia, de autor desconhecido, é de 1941 e pertence à colecção Graciano Troni, tendo sido publicada na obra abaixo reproduzida, não por acaso, mas para a dar a conhecer a quantos, porventura, ainda não tiveram o privilégio de a desfolhar. Nessa obra assinada por Filipe Rogeiro, com chancela da Arruda Editora, encontrará o leitor magníficas fotografias da vila de Alenquer nos anos 30 e 40, acompanhadas por esclarecedores textos do autor.
.
.
O rosto deste livro mostra-nos o padrão que sempre existiu junto à mesma, embora, como o refere Guilherme Henriques, tivesse ao longo dos tempos ocupado diversos lugares. Demolida a ponte foi o padrão recolhido pela Câmara que, há algum tempo, decidiu colocá-lo como elemento decorativo no Parque Vaz Monteiro.
Aparentemente a ideia foi boa, mas...
.
.
...como se pode verificar na fotografia acima, a exposição aos elementos começa a fazer alguns estragos nestas vetusta pedras. Por exemplo, uma inscrição, qual impressão digital dos tempos quentes da revolução liberal e lutas que se lhe seguiram, «Rainha e Carta// D. Maria», já quase que desapareceu.
Penso que seria de todo o interesse mandar recolher a sítio seguro este singelo e centenário monumento, o qual, um dia, dignificaria a recepção do Museu que Alenquer ainda não tem, mas, acredito, virá um dia a ter, na Igreja da Várzea ou em qualquer outro local.