.
.
Com o desenlace destas eleições o Dr. Miguel Bombarda viria a ser eleito deputado ao Parlamento, mas não assistiria ao implantar da República, uma vez que no dia 3 de Outubro, quando trabalhava no seu consultório, seria assassinado por um seu ex-doente, um tenente do Exército.
EM ALENQUER, FAZ AGORA CEM ANOS...
.
No seu n.º 1286, publicado no dia 21 de Agosto de 1910, anunciava o jornal local "Damião de Goes":
.
.
«Realiza-se hoje nesta vila pelas 5 horas da tarde, num vasto recinto da Rua Triana, próximo da ponte, um comício republicano.
Fazem uso da palavra além de outros oradores, o grande tribuno Dr. António José de Almeida, o eminente homem de ciência Dr. Miguel Bombarda e o Padre Rodrigues Esteves.
(...) Realizam-se ainda comícios republicanos na Merceana, Labrugeira, Olhalvo e Atalaia com a presença do Dr. Miguel Bombarda candidato a deputado por este círculo».
.
E assim aconteceu. Porém, acabaram por ser oradores neste comício republicano o Dr. Rodrigues Simões, Alfredo Rosa, o candidato pelo círculo às legislativas de 28 de Agosto, Dr. Miguel Bombarda, o Padre Esteves Rodrigues, António Ferrão, Raul Pires e o Dr. João Gonçalves que a ele presidiu.
O local onde se realizou, na Rua Triana, pertencia ao Grémio Alenquerense, e, segundo o jornal já citado, foi enorme a assistência, fazendo este notar a presença de muitas senhoras.
Mais tarde, os oradores foram obsequiados com um lauto banquete que decorreu no Teatro da Arcádia, sede da Sociedade Filarmónica d'Alenquer que sucedeu nesse espaço à Sociedade Filarmónica Operária Alenquerense.
.
.Com o desenlace destas eleições o Dr. Miguel Bombarda viria a ser eleito deputado ao Parlamento, mas não assistiria ao implantar da República, uma vez que no dia 3 de Outubro, quando trabalhava no seu consultório, seria assassinado por um seu ex-doente, um tenente do Exército.
.