17 novembro, 2010

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

.

ALENQUER VAI AO TEATRO
.
A Troupe de Teatro «Os 4 e o Burro» e a Junta de Freguesia de Santo Estêvão decidiram promover uma Noite Solidária, levando ao palco do Auditório Damião de Goes, nesta vila de Alenquer, Sábado Dia 20, pelas 21,30 horas, a peça do dramaturgo brasileiro Dias Gomes, intitulada «O Santo Inquérito».
Noite Solidária porque a receita reverte inteirinha a favor da obra assistencial da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos que, louvavelmente, aqui presta apoio a famílias carenciadas.
Aproveitando a oportunidade, quiseram as gentes do teatro alenquerense ir ainda um pouco mais além, pelo que Sexta-Feira dia 19, pelas 21,30 horas e Domingo dia 21, pelas 16,00 horas promovem outras duas representações, sendo 50% da receita igualmente destinada à citada Irmandade.
O Grupo «Os 4 e o Burro» assumiu este seu nome singular quando, há já alguns anos, quatro actores se reuniram para na companhia de um burro fazerem teatro de rua, mais concretamente, representarem a peça Ruzante volta da Guerra, de Ângelo Beoco. Depois disso, o elenco cresceu, o burro foi à sua vida e o teatro continuou. Sob a orientação do actor-encenador Álvaro Gomes o Grupo representou A Farsa de Mestre Pathelin, de um Anónimo do Séc. XIV, O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, Pranto para Ignacio, de Garcia Lorca, Deus lhe Pague, de Juracy Camargo e Um Pedaço de Céu que me Fugia, de Pedro Pinheiro, encontrando-se já em ensaios Felizmente Há Luar de Sttau Monteiro.
Sobre este seu trabalho agora em cena, O Santo Inquérito, elaborou o Grupo a seguinte sinopse:
Em meados do séc. XVIII, no auge das visitações do Tribunal do Santo Ofício, Branca Dias uma jovem rapariga cujo único pecado é a sua inocência e ingenuidade, vê-se envolvida num tenebroso inquérito movido por interesses pouco claros, que irá colocar em causa tudo o que sempre acreditou. Perdida a inocência, ganha a consciência de que a dignidade humana é algo de que não se pode abdicar, "nem mesmo em troca da liberdade, nem mesmo em troca do sol". Escrita na década de sessenta, em plena ditadura militar O Santo Inquérito, é uma peça sobre a perversão do poder nos estados totalitários, mas também sobre a intolerância, a incapacidade de compreender o outro.
E você? Vai ficar em casa? Desta vez não acredito.