25 setembro, 2011

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DITADAS POR UMA VISITA A...

.
- Antiga ponte ferroviária sobre o Rio Zela que a atravessa o parque urbano da Liberdade.
.
VOUZELA - TERRA DE LAFÕES
.
Quase por acaso, ao cair do Verão, rumei a Vouzela para um fim semana de lazer, levando na bagagem uma velha ideia de, a partir daí, visitar Castro d'Aire (Mões) e Gralheira, terra dos meus antepassados mais remotos. A escolha não poderia ter sido melhor, pois este «interior» que se diz moribundo impressionou-me vivamente, daí este escrito.
Vouzela é sede de um pequeno concelho (de mais ou menos 12.000 habitantes) a 20 quilómetros de Viseu, aonde se chega, a partir de Aveiro, pela A25. As suas 12 pequenas freguesias colocam-no muito perto das termas de S. Pedro do Sul, de cuja vizinhança claramente beneficia, e de Oliveira dos Frades.
- Igreja matriz, românica.
É uma vila simpática, de população acolhedora, terra asseada, arrumada e bonita (não me passou despercebido o pormenor de os números de polícia dos imóveis serem todos iguais, do mesmo material e desenho). Tem um comércio tradicional de qualidade, bons restaurantes, padarias, cafés, pastelarias, uma hospedaria de referência (a «Casa Museu») e, quanto a equipamento social, nada parece faltar-lhe. Senão, vejamos: Na Saúde aí encontramos um excelente e grande Centro de Saúde e uma unidade hospitalar de trabalhos continuados (antigo hospital da Misericórdia); Na Educação uma EB1 e Jardim de Infância, uma Escola Secundária e uma Escola Profissional; na Cultura a Biblioteca Municipal (antigo edifício dos Paços do Concelho), Museu Municipal (antigo Tribunal) e um moderno Cine-Teatro.
.
.

- Piscinas Municipais
.
Continuando. No Desporto o concelho possui Carta Desportiva aprovada e um Gabinete de Desporto onde, entre outros, prestam serviço 5 licenciados em Educação Física e Desporto. As Piscinas Municipais (cobertas e ao ar livre), para além do ensino da Natação e de proporcionarem a sua prática em várias vertentes, possuem ainda Sauna e Banhos de Vapor. Na vila existem dois pavilhões (um nos Irmãos Maristas) e vários polidesportivos, os percursos pedestres existem e estão exemplarmente sinalizados, os parques infantis são modernos e estão estimados.
A tudo o que já dissemos, juntemos o Tribunal, as Finanças, o moderno quartel da GNR e os Correios. Tudo bem no centro da vila, uma vila plenamente habitada e vivida.
.
- Correios de Vouzela - Achei interessante a integração dos antigos marcos no moderno projecto (a propósito... por onde andarão aqueles que um dia Alenquer teve?).
- Trecho do Centro Histórico a partir da ponte romana. Aí são inúmeras e bonitas as casas brasonadas.

- Casa dos Távoras com o seu brasão «picado».

-Capela de S. Frei Gil
.
Aqui chegados, apresentada que foi (ainda que superficialmente) esta pequena vila sede de concelho, deixemos o bucolismo desta terra banhada por um rio de montanha que corre para o Vouga, ali perto, para derivarmos para algo de importante que irá acontecer ditado pelas tão propaladas «medidas troikanas»: a reforma administrativa que incidirá sobre as autarquias locais.
Não tenho sombra de dúvidas sobre a sua necessidade, a confirmar-se o que tem vindo a ser publicado: uma só lista para Câmara e AM, executivos monocolores (quem ganha governa) e menos numerosos, reforço dos poderes de fiscalização das AMs, diminuição do número de freguesias e de concelhos.
No entanto, uma dúvida instalou-se: Ao desaparecerem concelhos como o de Vouzela (não necessariamente o de Vouzela!) que acontecerá a essa vilas que, notoriamente, devem muito da sua vida e prosperidade ao facto de serem sedes de concelho e albergarem no sua malha urbana tantos serviços da administração local e central? Não voltarão a ser as mesmas, digo eu, definharão, apargar-se-ão. Eis uma medida que requer todo o cuidado na sua aplicação, senão mesmo um manguito à troika.
.
Nota: -Por último, seria um crime esquecer-me, Vouzela tem a «oitava» (para não dizer primeira) maravilha gastronómica do País - o «Pastel de Vouzela», uma obra prima da pastelaria, segredo bem guardado de três famílias da terra que abastecem o comércio local da especialidade. E como se vendem...!