23 maio, 2013

DOMINGO, DIA 26, ÀS 15 HORAS, NA "CASA DA TORRE"

.
APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO "TESTEMUNHOS DA MEMÓRIA" 
DE JOSÉ SALCEDAS ROGEIRO
.
O Colégio/Externato Damião de Góis, foi, nesta vila de Alenquer, uma instituição de cariz municipal que, ao longo de quase meio século (1929/1974), possibilitou aos jovens de ambos os sexos, residentes no concelho de Alenquer a até em concelhos limítrofes, a frequência do ensino secundário.
Em 1929, o "Damião de Goes", recém-criado, começou por ocupar um chalé, hoje inexistente, que havia sido construído cerca de 1880 para habitação da administração da fábrica de lanifícios fundada em 1838 pelo industrial francês Auguste Lafaurie e que laborou até 1917.
Esta paisagem, que aqui mostramos, em postal, manter-se-ia até ao ano de 1947, quando, então, as obras de urbanização da parte baixa da vila e de rectificação do curso do rio, conduziram à demolição do chalé (e de boa parte das instalações devolutas da fábrica, parcialmente aproveitadas para instalação do mercado municipal). Foi então que o Externato se transferiu para a "Casa da Torre", notável imóvel situada a meio da Calçada Francisco Carmo, onde funcionaria até ao seu encerramento em 1974.
.
- ALENQUER no início do séc. XX - Fábrica do Meio, de Lafaurie ou da Companhia - (1) - Chalé da "Fábrica do Meio" construído para habitação  da administração da fábrica; (2) - Casa da Torre. Em primeiro plano, junto ao rio a "Fábrica do Meio".
.
O livro que José Salcedas Rogeiro escreveu e para a edição do qual a Comissão de Antigos Alunos se empenhou, conseguindo para esse efeito alguns apoios locais, trata, pois, da história dessa instituição  alenquerense que tão importante foi para as gerações de alunos de a frequentaram. Trata-se, assim, de um notável contributo para história local, para além dos afectos que desperta ao evocar pessoas e acontecimentos ligados ao inesquecível Externato Damião de Góis.
.
"TESTEMUNHOS DA MEMÓRIA" - Autor: José Salcedas Rogeiro; Capa: Frederico Rogeiro; Editora: Arruda Editora de Nuno Alexandre Santos.
.
O próximo Domingo será, portanto, um dia de festa e convívio na "Casa da Torre". Às 15,00 horas será descerrada uma lápide que recordará ali ter funcionado a "Escola de Desenho Industrial Damião de Goes" (1890 - 1897) e o "Externato Damião de Goes", após o que será apresentado o livro, com intervenções  a cargo de um painel formado por entidades intervenientes no projecto, antigos alunos e autor. Seguir-se-à um momento de poesia, teatro e música e tudo terminará num convívio em ambiente de calorosa confraternização.