31 maio, 2013

"INVASORES FRANCESES EM TERRAS DE ALENQUER" de ANTÓNIO RODRIGUES GUAPO

.

MAIS UMA OBRA QUE VEM ENRIQUECER A NOSSA HISTÓRIA LOCAL

.
No próximo Domingo dia 2 de Junho, pelas 15,30 horas, no Museu João Mário, terá lugar a apresentação da obra "Invasores Franceses em Terras de Alenquer" da autoria de António Rodrigues Guapo, historiador local que muito se tem dedicado à investigação do nosso passado e à defesa do património local.
Com algum atraso, mas sempre a tempo, este livro assinala, também, os 200 Anos da presença do invasor francês em terras do concelho de Alenquer, que, por se situarem próximas das intransponíveis Linhas de Torres, mas fora delas, muito sofreram com a primeira e a terceira invasão, particularmente com a última, comandada por Massena.
.
.
Profusamente ilustrado e prefaciado pelo Dr. Filipe Soares Rogeiro é mais uma edição da "Arruda Editora", de Nuno Santos Alexandre. A este propósito uma palavra torna-se necessária, para dizer que o Nuno Alexandre não é um simples editor, mas um artista da edição. Assim, aqui temos mais esta preciosidade, com a sua capa rígida cozida e não colada, o seu papel que, faltando-me os termos técnicos adequados, direi de qualidade superior, o seu design gráfico que evidencia um apurado bom gosto, as fotografias e gravuras coloridas, e, cereja em cima do bolo, as aguarelas que Mestre João Mário e Marta Teives produziram especificamente para este edição. Adquirimos um livro e levamos para casa uma obra de arte!
.
.
O Autor: António Rodrigues Guapo nasceu a 31 de Maio de 1933, na terra alentejana de Barbacena e veio para Alenquer (Olhalvo) em 1956 leccionar o ensino primário. Por aqui ficou, constituiu família e se dedicou ao estudo do património e história local, assim como da etnografia. Desse estudo resultaram uma infinidade de artigos dispersos pela imprensa local, regional e as mais diversas revistas. Com António de Oliveira Melo e o Padre José Eduardo Martins foi co-autor do "O Concelho de Alenquer", obra em quatro volumes. Foi ainda coordenador de "Damião de Goes - Uma antologia de textos biográficos"e a ele se ficou a dever, também, um opúsculo editado pela Câmara Municipal intitulado "Palácio Municipal de Alenquer". Homem de teatro encontra-se ligado desde o seu nascimento ao Grupo de Teatro Palmira Bastos de Aldeia Gavinha, sua localidade de residência, a ele se devendo, ainda, a dinamização de outros grupos e espectáculos como "Alenquer - 850 Anos da Reconquista Cristã" (1998), "Porquê Damião?"(2003) e os mais recentes espectáculos levados à cena pelo Grupo de Teatro Vida Activa. Rodrigues Guapo é ainda pintor de elevado mérito, pelo que o lançamento deste seu livro é acompanhado pela abertura de uma exposição com obras da sua autoria.