27 julho, 2009

DEAMBULAÇÕES ESTIVAIS - FRANKFURT «A IRREVERENTE»

A cidade alemã de Frankfurt, a dos «arranha-céus» e dos parques verdes, dos banqueiros e dos filósofos, das putas e dos crentes, das finanças e da cultura, a das avenidas «abertas à bomba» na II Guerra, a das «catedrais que não são catedrais» e das «igrejas que não são igrejas», impressiona pela sua juventude e irreverência, atributos que contrabalançam o título de maior centro financeiro da toda poderosa Alemanha.

Logo nos arredores surgem-nos as hortas citadinas, a exemplo de outras cidades alemãs, suiças ou francesas. É aí, em terrenos públicos postos à sua disposição, que os habitantes da cidade se desenfastiam dela enfiando as mãos na terra e fazendo crescer todos as plantas hortícolas que depois levam à sua mesa com o prazer suplementar de terem sido eles a produzi-las. Um exemplo a seguir nos municípios portugueses.


Mas em breve surgem-nos imponentes os «arranha-céus» onde se alojam os Bancos. Bancos alemães? Não. De todo o mundo!

Caminhar nas suas ruas movimentadas é um divertimento. Por vezes deparamo-nos com o imprevisto, o insólito ou o inesperado. Olhem só o que este camarada inventou... Uma loja de cachorros ambulante, repousando sobre os seus ombros. Juro que não tinha mãos a medir, aquilo era só vender cachorros quentes a 1 Euro por unidade. Aqui fica de borla a idéia. Copiem-na e depois é só ir para a 24 de Julho, para Alvalade ou para a Luz em dia de jogo e verão o sucesso e o lucro!






Aposto que não advinham qual o combustível que fazia mover este veículo que, na ocasião, atravessava o centro histórico. Electricidade? Frio... Era Cerveja! A cerveja que bebiam enquanto davam aos pedais. E por ali circularam divertidos e cantando!



Frankfurt tem também uma arte de rua espectacular. Alegrando os modernos e por vezes frios edifícios, lá está ela, irreverente, divertida e desconcertante como a própria cidade...


Esta cidade é também aquela que no país acolhe o maior número de estrangeiros, os quais aí trabalham ou estudam. Aqui eram iranianos que exibiam as fotografias da repressão que o regime tenta que o Mundo não veja.

Mais adiante, era uma manifestação de «educadores de infância» em luta por melhores salários, manifestação essa organizada pelos Verdes e pelos Sociais-Democatras. O meu alemão não deu para perceber quanto ganhavam, nem quanto gostariam de ganhar. Mas garanto-vos que a manifestação era alegre, tinha boa música, um dos senhores no palco cantava bem e o ambiente entusiasmava à participação. Que diferença... Ali não se descarregava bílis nem arremessava bonés. Fez-me lembrar as nossas manifestações dos primeiros tempos após Abril e até apetecia saltar lá para dentro e...saltei!