29 julho, 2009

"Ops!" - BOA E DE BORLA!


Leiam:

«Contemplando a crise mundial, os governantes portugueses apressaram-se a dizer que se tratava de um problema "exógeno", que Portugal "não estavava exposto às hipotecas subprime" americanas nem tinha sofrido de "especulação imobiliária". A nossa crise, disseram, tinha causas distintas e só se agravou por força desta crise alheia.
Sucede que, na verdade, Portugal sofreu uma bolha imobiliária mais grave que os Estados Unidos: enquanto a americana começou a crescer em 2001, a portuguesa vinha inchando-se desde 1986. As diferenças quantitativas estão à vista: naquele país existem 60 casas vazias ou "secundárias" por cada 1000 habitantes; no nosso, esse número ultrapassa as 140; a habitação média estado-unidense custa cerca de 2,5 orçamentos anuais brutos da família, ao passo que a sua equivalente portuguesa custa 9,5 vezes o respectivo orçamento. Acresce ainda o facto de a maioria das hipotecas contraídas em Portugal serem exemplos acabados de subprime: as suas prestações consomem mais de 40% do orçamento mensal da família, cobrem mais de 80% do valor do imóvel, são amortizadas a três ou mais décadas, e estão indexadas a taxas de juro variável. Por fim, o preço absoluto dos fogos residenciais portugueses raia o incongruente: em Lisboa ultrapassa os 2500 euros/m2, quando em Berlim ronda os 1500 euros/m2. A rematar o panorama imobiliário português encontram-se assombrosos números de costruções erguidas desde 1986: mais de 50% do parque residencial hoje existente tem menos de duas décadas, e presume-se que entre este se encontre mais de um milhão de fogos desabitados.».

- Pedro Bingre, "A bolha imobiliária: duas faces da mesma (falsa) moeda" in Ops!, n.º 4 de Julho de 2009

Gostaram? A revista é a "Ops! - Revista de Opinião Socialista" da qual, entre outros, é redactor Manuel Alegre que dela diz em editorial:
«Em apenas um ano, a CORRENTE DE OPINIÃO SOCIALISTA publicou 4 números da Revista online OPS! dedicados a outros tantos temas essenciais: TRABALHO E SINDICALISMO, EDUCAÇÃO, ECONOMIA e agora URBANISMO E CORRUPÇÃO (...)
Nenhuma outra corrente política, nem o próprio PS, através das suas fundações ou iniciativas criadas para o efeito, conseguiu realizar trabalho semelhante, apesar dos escassíssimos meios de que dispomos. Isto mostra que, mais do que o marketing ou os aparelhos logísticos, o que importa são as idéias, a participação, o espírito cívico e desinteressado na busca de novas políticas para o país e para a democracia. Sem sectarismo nem dogmatismo, no respeito pela pluralidade que é timbre de quem se reclama do socialismo democrático. Seguindo a lição do grande António Sérgio a "Ops!" tem procurado "abrir as largas avenidas da discussão", num tempo dominado pela moda, pelo politicamente correcto e pela ditadura do imediato e do mediático».
A "Ops!" pode ser lida ou descarregada gratuitamente em PDF em http://www.opiniaosocialista.org/. Espero que gostem.