06 janeiro, 2011

SAUDADES DO BOM TEMPO DE VERÃO

. .
YAROSLAVL - A PRINCESA DO VOLGA
.
.
Quando a luz avermelhada do alvorecer se insinuou pelo pequeno camarote do «Princesa Anastácia», espreitei o rio. Foi quando esta ponte iluminada sobre o Volga me disse que o próximo destino estava por perto. Yaroslavl estava, já ali, à nossa espera.
.
.

Vista do rio, à pouca da luz da manhã que rompia por entre alguns pingos de chuva, a cidade esperava-nos, oferecendo-nos desde logo alguns «cartões de visita», como que dizendo «venham e verão».
.

.

Yaroslavl, cidade de 600.000 habitantes a cerca de 250 quilómetros da capital moscovita, é uma das cidades que, tal como Alexandrov, Ivanovo, Rostov, Sergieve Posad (a «Vaticano» ortodoxa) ou Kostrovo, formam o chamada «Anel Dourado de Moscovo».
A cidade comemorou este ano o seu milenário e o mural policromado acima, agora inaugurado no recinto do Mosteiro, imortaliza os seus fundadores. Quando da nossa visita, a cidade estava a uma semana dos grandes festejos que teriam a presença do Primeiro-Ministro Putin, pelo que a azáfama era imensa, não havendo rua, edifício, parque ou monumento que não estivesse de «cara-lavada» ou recebendo obras de requalificação.
.

.

Situada nas margens do grande rio, a cidade abre-se a este numa saudável convivência. Duas ordens de passeios pedestres, este que mostramos e um outro mais abaixo, ao nível do rio, estendem-se por quilómetros a todo o comprimento da cidade.
.

.
Se de um lado desses passeios fica o rio, do outro oferecem-se ao visitante magníficos e históricos edifícios.
.

.
Mosteiro do Salvador - Conjunto que remonta a 1505 e ponto de paragem obrigatório.
.

.

.

Yaroslavl é, também uma cidade de jardins, como este no centro da cidade que faz morrer de inveja quem o vê, pelo cuidado posto no seu arranjo, pelo pormenor e pelo bom gosto dos arranjos florais.
.

.
Praça central da urbe, onde se situam os principais edifícios administrativos da Região e da Cidade.
.

.
Como em todas as cidades do País, a cidade acolhe imensos parques onde o verde torna aprazível a visita. A um português assalta logo uma pergunta: Como é possível tantos e tantos hectares tão bem limpos e tão bem tratados? Outra cultura, é claro...
.

.
Catedral da Assunção - Igreja recentemente objecto de grandes obras de restauro e que data de 1210.
.
.
Igreja de Santo Elias, na mesma praça onde se situam os principais edifícios administrativos da Região e da Cidade.
.

.
Ainda nesta mesma praça este bonito edifício administrativo, a Câmara local, construção da era soviética ornamentado profusamente com o antigo símbolo do regime.
.
.
Chama da Pátria, no monumento ao soldado soviético que lutou na grande guerra pátria (WWII). Uma constante em todo o País e aqui também. O bonito conjunto é bem maior e a fotografia apenas documenta um pormenor do mesmo monumento.
.
.
Junto ao Volga nasce um novo e monumental Parque. Por detrás e à direita, irá ser edificado o novo estádio que em 2018 acolherá jogos do Mundial de Futebol. Um bom pretexto para então visitar uma das cidades mais lindas da Europa, Património Cultural da Unesco, cidade gémea de Coimbra.