04 janeiro, 2010

Alenquer, bem-me-quer...

.
.
COMEÇAR O ANO COM BOAS NOTÍCIAS
.
O ano de 2009, o da grande crise, o da gripe que haveria de matar milhões e de outros acontecimentos de má memória, haveria de despedir-se com um enorme temporal que atingiu com particular violência a região Oeste, Alenquer incluída, já se vê.
Quem nessa noite de ventos ciclónicos ousou pôr o nariz de fora, ficaria, como eu fiquei, impressionado com o barulho das árvores que cercam a vila gemendo vergadas às rajadas de mais de 100 Km/hora e diria, como eu disse, que nunca havia visto nada assim. De facto, os últimos anos trouxeram consigo fenómenos atmosféricos inusitados como estes ventos mais próprios de outras regiões do globo, a neve, vagas de calor prolongando-se por mais dias que o habitual, etc., como se o planeta estivesse emitindo um aviso, lembrando aos homens que tudo tem limites.
A propósito dos efeitos desse temporal lembrou-se o semanáro «Expresso» de verificar como andavam os concelhos deste País quanto ao Planos de Emergência de segunda geração, cuja aprovação teve como data limite o mês de Abril do ano que se foi.
Pois bem, só dois concelhos, Alenquer e Castro Verde, haviam cumprido a legislação fazendo aprovar os seus planos. Mais, só haviam chegado à Autoridade Nacional de Protecção Civil 46 projectos, dos quais dois haveriam de ter aprovação ( os mencionados ), 24 aguardavam parecer, e 15 haviam sido devolvidos por estarem mal formulados.
Perante isto, como alenquerenses, devemos sentir-nos orgulhosos por este destaque "pela positiva" que Alenquer mereceu.