30 janeiro, 2010

AUSCHWITZ 60 ANOS DEPOIS

Em 1940 Hitler ordena a construção de Auschewitz. Parece que foi há muito tempo, mas nem por isso, foi ainda ontem... Em breve este complexo situado no sul da Polónia, a 60 quilómetros de Cracóvia, atingiria grande dimensão com 3 campos principais e 39 auxiliares. Auschwitz II - Birkenau era o campo de extermínio, sendo os restantes campos de trabalho ( escravo ) ligados à área militar, metalúrgica e mineradora. Auschewitz II - Monowitz, por exemplo, estava associado à IG Farben e produzia combustíveis líquidos e borracha sintética. Regularmente os SS faziam inspecção a estes campos de trabalho e enviavam para as câmaras de gás de Birkenau os prisioneiros mais debilitados.

Numa viagem de lazer esta não era uma visita apetecida... Ao almoço em Cracóvia sentia-se já o peso do que a tarde reservava. Mas é preciso preservar a memória, é preciso que a barbárie não seja esquecida. Por isso, no 60º Aniversário de Auschewitz aqui publico algumas das fotografias que lá fiz. Que esta tragédia não mais se repita, em lado algum, sob cenário algum.
.

.

- «O Trabalho Liberta» - Não é possível atravessarmos esta porta principal do campo, encimada pela conhecida e cínica inscrição, sem deixarmos de sentir um arrepio na espinha e um pensamento para quantos a transpuseram para não mais voltarem ao mundo dos vivos.

.

.

- Auschwitz foge um pouco ao estereótipo do campo de prisioneiros que conhecemos dos documentários de época e dos filmes. De facto era um antigo quartel do exército polaco adaptado a este fim pelos nazis. Todo em tijolo vermelho, também não é de grande dimensão. Hoje as antigas camaratas dos prisioneiros albergam um museu do horror, com imensas salas repletas, por exemplo, dos mais variados pertences retirados aos prisioneiros: pilhas de malas, de óculos, de próteses, de cabelo com que fabricavam tapetes, etc.

.

.

- O campo encontra-se cercado por arame farpado, avultando, a espaços, estas conhecidas e tenebrosas torres de guarda.

.

.

- Pátio dos fuzilamentos - Contra a parede de fundo, onde se presta homenagem às vítimas, foram fuzilados incontáveis prisioneiros.

. - Câmara de gás - Não é muito grande, pois tratou-se de uma câmara experimental. Aqui se testaram métodos e soluções que viriam a ser aplicadas noutros campos, numa outra dimensão, muito superior à de Auschewitz I.
.

- Vista exterior do vizinho campo de Birkenau. Este sim corresponde inteiramente à imagem conhecida e esmaga-nos pela sua dimensão.