21 maio, 2010

AS FESTAS DO IMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ALENQUER

.

.
As Festas do Império do Divino Espírito Santo terão nascido em Alenquer por volta do ano de 1323, tendo a iniciativa pertencido aos frades franciscanos desta Vila. Delas se diz que foram muito favorecidas pela Rainha Isabel de Aragão ( Santa Isabel ) e pelo Rei D. Dinis, já que à primeira se deve a edificação em Alenquer da Igreja do Espírito Santo e sua Casa, adjacentes ao Paço Real, que a piedosa Rainha haveria de transformar em Albergaria onde caridosamente acolhia viajantes e doentes que com suas próprias mãos tratava.
Com o passar dos tempos as Festas ganharam projecção, mas por meados do século XVIII entraram em declínio, vindo mesmo a desaparecer. Em 1945 fez-se uma reconstituição histórica destas Festas e só em 2007 voltaram elas a marcar lugar no calendário religioso desta Vila, procurando, ano após ano, adquirirem cada vez mais brio e dignidade, nas suas vertentes religiosa e lúdica.
São de 2007 estas fotografias que aqui vos deixamos:
.
.

.

.
Estas Festas, que têm início no Domingo de Páscoa, atingem o seu ponto mais alto no Domingo de Pentecostes. Assim, será no próximo fim de semana que Alenquer se cobrirá de vermelho e prata para viver os momentos mais importantes das suas Festas do Divino Império. Destacamos:
SÁBADO 22
14,30 - Exibição do documentário "Em Nome do Espírito Santo" com apresentação do seu realizador Carlos Brandão Lucas; exibição do documentário "Açores - A Beleza do Arquipélago" com introdução do Dr. Miguel Loureiro, Presidente da Casa dos Açores ( Museu João Mário ).
16,00 - Toirada à corda. Toirada à moda dos Açores (Terceira), conduzida por especialistas vindos daquele arquipélago ( Largo do Espírito Santo ).
DOMINGO 23
15,00 - Missa solene e Procissão, presididas por D. Tomaz da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa;
18,00 - Bodo e Folia ( no Parque Vaz Monteiro ). Todos poderão participar no Bodo que será servido ( gratuitamente ) com a sua tradicional Sopa de Carne, o Pão, o Vinho e os Tremoços. A Folia, está a cargo de um Grupo de Tocadores dos Açores, do Grupo de Cantares da "Vida Activa" de Alenquer e do Grupo "Os Vindimeiros" de Aldeia Gavinha.
.
Como se verifica pela leitura deste Programa, este ano há uma forte presença açoreana nas Festas, complementada ainda pela gastronomia daquelas ilhas que poderá ser apreciada, Sábado e Domingo, ao almoço, no Restaurante D. Nuno.