02 maio, 2010

VOA CORAÇÃO...!

FINALMENTE... CAMPEÕES!!!
.
.
DEUS É GRANDE E JESUS O SEU TREINADOR!
.
.
Entre hoje e o próximo domingo decidir-se-à o título de Campeão Nacional. O Benfica vai à frente e só precisa de amealhar um ponto. Mas nada está ainda ganho... O Braga, valoroso adversário, continua na corrida pelo primeiro lugar e entrará mais uma vez em campo alimentado desse espírito de vencer e o Porto, adversário presente, irá jogar animado pela necessidade absoluta de «salvar a face», não permitindo ao seu grande rival que o Estádio do Dragão seja palco para festa benfiquista. Portanto, tudo está ainda em aberto, tudo poderá ficar por decidir até domingo... mas lá dizer-se isto a este companheiro sonhador que me bate no peito e sonha por mais uma jornada de glória...!
O Sport Lisboa e Benfica, nascido em 1908 da fusão de Sport Lisboa com o Sport Club de Benfica, teve em 23 de Janeiro de 1910 o seu primeiro grande desafio: ganhar pela primeira vez ao Carcavelos Club, porventura a equipa mais forte de Portugal, toda ela formada por jogadores ingleses, jogo a contar para o Campeonato da Liga, a principal competição de então.
.

.
Este campeonato que «jogava-se quando se jogava» havia começado em Outubro com uma vitória contra o Belenenses (3-0), seguindo-se em Novembro uma derrota de 0-2 face ao Carcavelos, e, depois, uma vitória sobre o Internacional (2-0) equipa também de ingleses, uma outra sobre o Sporting por 2-0 e um ainda uma outra de 3-0 sobre o Gilman.
A primeira volta terminaria, assim, com o Carcavelos em primeiro lugar e com o Benfica em segundo, pelo que a expectativa era muita (seria desta que o Benfica ganharia aos ingleses dos Carcavelos?) levando 5.000 espectadores ao campo da Feiteira em Benfica.
E as expectativas dos benfiquistas de então não seriam defraudadas, pois o «Glorioso» em projecto haveria de vencer por 1-0, alinhando nesse dia: Goal keeper, Machado; backs, Mocho e Henrique; half-backs, Artur J. Pereira, Cosme Damião e A. Costa; forwards, M. Lopes, Meireles, Luís Vieira, Germano Vasconcelos ( autor do golo ) e Josué Correia.
.
.
Ainda nesse mesmo dia e local, jogou-se o Campo de Ourique-Internacional com a vitória dos primeiros.
A Revista O Ocidente (n.º 1120 de 10/02/1910) que publicou reportagem, viu assim o jogo:
.
«Os ingleses do Carcavelos Club tiveram logo no princípio Preddle inutilizado, fazendo quase todo o jogo com dez jogadores.
Os portugueses desenvolveram extraordinária energia, carregando sempre os adversários e conservando bem as suas posições, fortemente atacados pelos ingleses, pois de parte a parte o jogo foi bem sustentado.
...
Foi árbitro do torneio o sr. Daniel do Sporting Clube de Portugal.
Por fim houve lunch oferecido ao grupo inglês pelo Sport Lisboa e Benfica, em que foram feitos entusiásticos brindes, na melhor confraternidade entre os contendores.
.
Outros tempos, outro futebol... Para terminar: Há cem anos o Benfica venceu o Campeonato da Liga inaugurando um «Glorioso SLB» enquanto o Carcavelos, por falta de jogadores ( teriam que ser todos ingleses! ) e o Sporting, amuado com uma sanção disciplinar, haveriam de desistir dessa edição do Campeonato.
Entretanto, bate-bate coração... até que estoires de alegria!