05 agosto, 2013

DEAMBULAÇÕES ESTIVAIS - I

.

LINHARES DA BEIRA

.
Alcandorada numa aba da Serra da Estrela, Linhares da Beira, a capital do parapente, é uma das mais belas das nossas aldeias históricas. Foi outrora vila com foral concedido em 1169. Em 1801 albergava uma população de 5087 almas e era concelho com 13 Freguesias. Hoje é, tão só, uma das freguesias do concelho de Celorico da Beira e a sua população encontra-se reduzida a 269 habitantes.
.

- Pelourinho de Linhares da Beira, símbolo da sua antiga dignidade municipal.
.
Acede-se a Linhares a partir da EN 17. Quem se deslocar no sentido Gouveia /Celorico ou vice-versa, há-de encontrar uma placa que indica a estrada que leva a esta aldeia histórica. Lá chegando, o melhor local para estacionar será junto à Igreja da Misericórdia (frente ao INATEL).
.
- Pormenor da Igreja da Misericórdia com o seu bonito campanário.
.
Iniciada a subida para o Castelo são muitos os motivos de interesse que, a cada passo, solicitam a nossa atenção e nos levam a bater mais uma fotografia. Entre eles, abaixo, a chamada "Casa do Judeu" com a sua janela manuelina, a qual nos lembra que entramos na antiga Judiaria.
.
.

Ou esta antiquíssima casa em que uma pedra trabalhada de forma muito interessante ornamenta as ombreiras da porta:
.
Ou, ainda, este conjunto edificado para uso religioso:
.
.
Mas a grande vedeta arquitectónica de Linhares, é, sem dúvida, o seu Castelo, imponente e de linhas peculiares, onde sobressaem duas torres. Esvoaçando em torno delas uma enorme colónia de andorinhões lembra ao visitante que ali é terra de grandes voos, particularmente de parapente, modalidade que atrai a Linhares praticantes de toda a Europa.

.
Este castelo «situa-se num cabeço em contraforte, a Noroeste da Serra da Estrela, a cerca de 820 m de altitude, dominando o vale do Mondego. Foi provável a fundação pelos Túrdulos, cerca de 580 a.c., passando posteriormente por Visigodos, Romanos e tendo sido destruído pelos Mouros no séc. VIII. Em 900, foi reconquistado e reconstruído por D. Afonso III de Leão e, posteriormente, reedificado por D. Dinis. No séc. XVII, foi feita a instalação do relógio na torre. É um castelo românico e gótico de planta irregular, constituído por dois recintos muralhados fechados. As muralhas assentam em maciços rochosos. O recinto do lado Oeste, de maior perímetro corresponde à cidadela.
.

No interior do Castelo, esta interessante e enigmática figura em pedra, atrai o  olhar do visitante que se interroga sobre qual seria a sua utilidade. Meramente decorativa? Não me parece...
.
.
Uma das melhores vistas sobre a aldeia de Linhares é aquela que se toma do alto das muralhas do seu Castelo:

.
No bonito largo do Castelo situa-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção:

.
Uma das ruas em que casas e enormes rochedos se fundem e abraçam:

.
Jardins e piscinas do INATEL. Uma excelente unidade desta instituição cujos jardins estão abertos ao visitante: