29 junho, 2009

ELAS ESTÃO LÁ, PROCUREM-NAS....







Na vizinha Galiza, nas Rias Baixas, mesmo na Península de O Grove - a de todas as excursões aos mexilhónes - mesmo aí, existem segredos bem guardados de praias paradisíacas, com água à temperatura algarvia ( partidas da Corrente Quente do Golfo.... ).
É tempo, pois, de rumar ao Norte e deixarmo-nos ir pela auto-estrada até às imediações de Pontevedra. Chegados aí, apanha-se a carretera para a península de O Grove, aquela que passa por Sanxenxo e Portonovo. Quando lerem esses nomes, olhem para o lado e sigam em frente, porque não tardará muito estarão a deslizar pela língua de areia de A Lanzada que tem praia do mesmo nome.
Depois dessa imensa recta, uma enorme rotunda. Pela direita vão ter à cidade piscatória de O Grove, vizinha de La Toja, com marisqueiras «porta sim, porta sim». Se tomarem o caminho da esquerda passarão por San Vicente del Mar. Continuando, estarão no pinhal e, depois, por alturas do Reboredo, começarão a surgir tabuletas indicando praias. Façam favor de se atreverem e não se arrependerão por terem metido o rico carrinho na terra batida.
Boa praia, e, ao fim do dia, numa esplanada fresquinha, mexilhões com Alvarinho. Divirtam-se.