18 abril, 2010

MONTEJUNTO - A NOSSA SERRA (II)

A ROUPAGEM PRIMAVERIL
.
Estamos em Abril, é Primavera, e há que aproveitar enquanto a Serra exibe a sua melhor roupagem. Os muitos caminhos de Montejunto, abrem-se à vossa espera. Para quem vem pelo IC-1 pode-se subir pela Abrigada. Quem vier pela A-8 pode sair pelo Vilar e subir por Pragança ou por Vila Verde dos Francos. O tapete é bom e seguro, embora estreito nalguns troços.
.

.
A bonita e vaidosa «rosa albardeira», é, a meu gosto, o «ex-libris» da Flora de Montejunto. Verá que não será difícil encontrá-la. Até porque ela gosta de exibir-se...
.

.
Mas Montejunto é também o reino das orquídeas. Esta que aqui mostramos é bastante comum, mas tome conhecimento que a Serra guarda um tesouro único, uma orquídea que só ali nasce e cuja espécie, há bem pouco tempo, se encontrava reduzida a uma população de 11 exemplares. Um tesouro bem guardado que o Eng.º Paulo da "Casa da Serra" e o botânico António Flor nem aos «amigos do peito» revelam... não vá o diabo tecê-las.
.

.
Montejunto exibe, também outras espécies, menos comuns ou vistosas, mas igualmente dignas de atenção...
E não se esqueça:

Dia 24 de Abril
PASSEIO DAS FLORES
12Km- Dificuldades Média
Inscrições no site da Câmara de Alenquer, até quinta-feira
.
E se estiver mesmo interessado(a) num dia bem passado, desça por Vila Verde dos Francos, pare na Atalaia, procure o «Páteo Velho» para almoçar e, depois, venha até Alenquer, onde na Biblioteca Municipal poderá ver a excepcional exposição de fotografia «AVES» de Faísca (companheiro de uma caminhada por Montejunto, onde tive o grato prazer de o conhecer e à sua obra fotográfica que trazia na mala do carro), Tina Chaves e Júlio Chaves.
.