08 abril, 2010

UMA NOTÍCIA SOBRE FÁTIMA

.

.

Quando Fátima e mais uma visita papal ao já chamado "altar do mundo" começaram a ocupar um lugar destacado nos nossos noticiários, moveu-me a curiosidade de ver se os acontecimentos de há quase um século haviam colhido a atenção da impresa local, o mesmo será dizer do «Jornal d'Alenquer", o único título que então por cá se publicava.
Não encontrámos grande coisa, mas aqui fica a notícia que o n.º 212 de 21 de Maio de 1917 publicou sob o título «Milagre»:
.
Parece que a Virgem se resolveu a dar uma passeata até à Terra e desprendendo-se das regiões etéreas onde habita, veio pousar no cucuruto de uma carvalheira, na charneca de Fátima, para os lados de Vila Nova de Ourém e Torres Novas.
É grande honra para este pequeno e lindo jardim da Europa à beira mar plantado, o ter sido escolhido pela divindade para a manifestação da sua omnipotência.
Caso é que tendo sido o espectáculo anunciado com antecedência, o número de espectadores foi considerável, organizando-se uma romaria não de peregrinos de cabaça e bordão, como nos tempos antigos, mas sim à moderna, numa longa fila de automóveis, trens e toda a espécie de veículos. E todos, todos, sem excepção, para cima de 50 mil pessoas segundo os cálculos mais baixos, viram o milagre:
O sol, tremeu...tremeu...tremeu e quedou silencioso.
A Virgem anunciou à turba extática, de joelhos em fervorosa adoração, pela boca dos pastorinhos seus intérpretes, tocados da graça divina, que a guerra acabaria em pouco.
E falou em bom português.
Depois o sol tremeu novamente e... acabou o milagre.
Devemos confessar que para uma manifestação divina foi uma insignificante ninharia.
Vimos num jornal que um negociante do sítio, maçon e ateu, ganhou um dinheirão vendendo bentinhos e santos de papel aos papalvos. Saiu-lhe a sorte grande, o maroto!
E enquanto este bom povo acorre aos milhares para ver milagres, no século das luzes, os negócios públicos correm à vontade de dois ou três, que vão tirando da ignorância popular o melhor apoio para a satisfação das suas ambições.

***